Veremos agora o que é a famosa velocidade escalar média, onde apresentaremos o conceito, a fórmula matemática e vários exemplos.
Bom estudo!
Introdução
O conceito de velocidade média é muito simples, e muito provavelmente você utiliza com frequência no seu dia a dia.
Basta lembrar daquela viagem para a praia, que fica a 180 km da sua residência, quando você se programou para manter uma velocidade média de 90 km/h para fazer o percurso em duas horas.
Observe que é praticamente impossível manter exatamente a mesma velocidade em uma rodovia, considerando o trânsito, as paradas e outros imprevistos.
Definição
Velocidade escalar média, representada por vm, é a razão entre o deslocamento escalar de um móvel (Δs) e o tempo gasto durante o percurso (Δt).
Matematicamente falando, temos a seguinte fórmula:

Onde:
Δs = variação do espaço percorrido
Δt = tempo gasto durante o percurso
Observação: Como as principais unidades de medidas de velocidades são o m/s e o km/h, é importante observar a compatibilidade entre as unidades, por exemplo, se a questão pede a velocidade em m/s, as unidades de espaço e tempo devem estar em metros e segundos, respectivamente. Da mesma forma, caso a velocidade deva ser expressa em km/h, as unidades de espaço e tempo devem estar em km e horas, respectivamente.
Exemplo 1. Calcular a velocidade média de um veículo de demora 5 horas para percorrer um trajeto de 300 km.
Temos:
Δs = 300 km
Δt = 5 horas

Exemplo 2. Paulo estava viajando em uma rodovia, tendo observado que passou pelo km 120 às 14 horas, e pelo km 300 às 16 horas. Qual foi a velocidade média de Paulo durante o percurso citado?
Temos:
Δs = 300 – 120 = 180 km
Δt = 16 – 14 = 2 horas

Exemplo 3. Os homens mais rápidos do mundo conseguem percorrer 100 metros em menos de 10 segundos. Qual é a velocidade média de uma pessoa que consegue completar esse percurso em exatamente 10 segundos?
Temos:
Δs = 100 metros
Δt = 10 segundos

Aprendeu a identificar a velocidade escalar média?
Deixe o seu comentário.